Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Lincoln Oliveira

Eu apostaria que você está certo quando supõe que a falta de umas "palavrinhas mágicas", uns termos mais estrambóticos, jogam contra a teoria mimética, ou pelo menos deixam de favorecê-la diante de um mundo de ideias comuns com nomes extravagantes.

Eu tenho alguns alunos a quem eu ensino copy, e uma coisa que eu sugiro sempre, que torna qualquer método mais interessante à primeira vista, é desenvolver para o que vendem (eu os ensino a criar um "método de transformação" para ser vendido e entregue por meio de um "programa de acompanhamento") uma narrativa baseada no conceito do "Mecanismo Único". Basicamente, trata-se de uma forma de apresentar a oferta a partir de uma elaboração que faz até mesmo da ideia mais trivial algo sofisticado, com aquele perfume de pesquisa científica e respaldo acadêmico; e eu sempre uso a Teoria do Desejo Mimético como exemplo. "Perceba que nome", eu digo. "Você suspeitaria de que uma Teoria do Desejo Mimético fosse o trabalho intelectual do tiozinho do carrinho de pipoca? Jamais! Também não suspeitarão quando ouvirem sobre o seu, sei lá, Paradoxo da Produtividade Oculta. Mas, para isso, tudo dentro dessa elaboração tem de ter seus próprios nomes ÚNICOS."

Agora, quanto ao resto do texto... Queria muito achar palavras, mas não seria exagero dizer que tudo isso me tirou um pouco o fôlego — considerando o que eu faço por dinheiro, deve dar para compreender. Já venho lendo suas publicações há vários meses, mas isso, agora... Acho que fui bruxado, e só vou me desbruxar depois que vir o que tem esse bendito Seminário...

Nenhuma publicação

Pronto para mais?